rm 7 3
A Bíblia em Romanos Capítulo 7 Versículo 3 diz:
De modo que será considerada adúltera se, enquanto o marido estiver vivo, ela se unir com outro homem. Mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei e não será adúltera se casar com outro homem.
Interpretação de Romanos Capítulo 7 Versículo 3
Romanos 7:3 faz parte da seção de Paulo sobre a lei de Deus e seu propósito de santificação. Aqui, a lei moral de Deus é usada para ilustrar a diferença entre a morte de Cristo e a morte física. Em termos humanos, Paulo usa a lei do casamento para enfatizar como a morte de Cristo nos liberta da lei. De acordo com a lei de Deus, o adultério era punível por morte (Levítico 20:10). No entanto, se um cônjuge morresse, o outro cônjuge estava livre para se casar de novo. Isso é o que Paulo está dizendo em Romanos 7:3: se o marido estiver vivo, a mulher será considerada adúltera se se unir com outro homem. No entanto, se o marido morrer, ela estará livre da lei e não será adúltera se casar com outro homem. Essa liberdade é possível porque a morte do marido torna a mulher livre da lei.
De maneira similar, Paulo está falando sobre como a morte de Cristo nos liberta da lei. A lei de Deus nos condena por nossos pecados, mas a morte de Cristo nos libertou da condenação da lei. Isso significa que não somos mais escravos da lei, mas temos a liberdade de viver de acordo com a vontade de Deus. Portanto, ao contrário de uma mulher que precisa esperar a morte do marido para se casar novamente, agora temos a liberdade de nos casarmos com Cristo. Isso significa que podemos nos relacionar com Cristo, nos comprometer com Ele e viver de acordo com os ensinamentos de Sua palavra.